Redes Social

.

Menu Paginas

domingo, 1 de julho de 2012

Paixão


Com certeza você já se sentiu um desejo enorme por uma pessoa. Começou com brincadeiras, depois evoluiu para amizade e quando você menos esperava estava apaixonado (a). Foram noites sem dormir, ou quando dormia sonhava com a pessoa desejada, dias sem comer, frio na barriga e coração acelerado. Tudo isso é o sintoma de quem está apaixonado. Mas que sentimento é esse que nos aprisiona?



A paixão é um sentimento incontrolável, que você não sabe ao certo explicar de onde vem, ou o que te atrai naquela pessoa, mas você sente um desejo de estar ao lado dela.

No cérebro, os responsáveis pelos sintomas são os neurotransmissores, especificamente a Dopamina e a Norepinefrina, que são produzidas mais do que o normal nos apaixonados e são responsáveis pela falta de sono e apetite, além da queda de Serotonina a níveis semelhantes aos dos portadores do transtorno obsessivo compulsivo, explicando os pensamentos exagerados e compulsivos por sua paixão.

Apesar de a paixão ser um sentimento gostoso ele é limitado, uma hora esse sentimento todo acaba e não é por acaso, pois se a paixão fosse duradoura o ser humano não aguentaria devido aos sintomas. Então, a paixão dura dois anos mais ou menos. Para você que se declarou e tomou uma negativa é uma péssima notícia hahahaha. É claro que esse valor não é exato, varia muito.

Mas nem todo mundo está disposto ou é capaz de se apaixonar. Temos os autistas, por exemplo, que tem problema de sentimentos de ligação com outras pessoas. Porém ainda temos as pessoas normais que simplesmente tem medo, não estão prontas para essa experiência. É o que diz o psicoterapeuta e psicólogo Eduardo Ferreira-Santos: “Ao contrário do que diz o senso comum, não nos apaixonamos por acaso. É preciso estar pronto para essa experiência”, diz ele. Pessoas com medo de dar esse mergulho no escuro inconscientemente criam barreiras para não se apaixonar. “Isso não é saudável, já que se deixa de viver a vida”, afirma o psicoterapeuta.

Então, pessoas com medo de se arriscar numa paixão podem estar desperdiçando um ótimo momento de sua vida.


Mesmo com o avanço da ciência e pesquisas sobre a paixão, ainda há muitas coisas sem respostas e que permaneceram assim, pois tem coisas, como a escolha da paixão, que está ligada mais ao coração do que na ciência.

0 comentários:

Postar um comentário