Redes Social

.

Menu Paginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Maravilhas do Universo - Dilatação Temporal e o Paradoxo dos Gêmeos


Muitas pessoas hoje, principalmente mulheres, procuram a fórmula da juventude, e a física tem a resposta: basta viajar a velocidades relativísticas através do espaço sideral.

Você deve está se perguntando o que tem a ver isso com a fórmula da juventude. Pois bem, vou explicar.

Imagine que você tem um irmão gêmeo e que você ganhou uma viagem pelo espaço numa nave que viaja a 0,8C (80% da velocidade da luz no vácuo). Então chega o dia da partida e seu irmão fica na Terra enquanto você faz um tour pelo universo. Você decide voltar e quando olha para seu irmão vê que ele está velho enquanto você está jovem ainda. Mas como isso é possível?

Na Relatividade Especial ou Restrita de Albert Einstein diz que em velocidades próximas da luz ou em campos gravitacionais muito fortes o tempo dilata, ou seja, passa mais devagar. Mas por que isso ocorre? Vou usar o hipotético relógio de fóton. Nesse relógio há um fóton e a cada ciclo (bate e volta) é contado 1 segundo. Veja as imagens abaixo.

Nessa primeira imagem o relógio não está em movimento.

Nessa segunda imagem o relógio está em movimento.

Podemos perceber que quando o relógio está em movimento o fóton tem um caminho maior para percorrer e consequentemente demora mais para contar 1 segundo em relação ao mesmo relógio parado.

Isso ocorre no dia a dia, algo em movimento está no passado em relação a você parado, porém em velocidades baixas em que estamos acostumados o efeito da dilatação é imperceptível. Apenas em velocidades relativísticas é que os efeitos são visíveis.

0 comentários:

Postar um comentário