Redes Social

.

Menu Paginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Maravilhas do Universo - Viagem Temporal e o Paradoxo do Avô

"Se elas existissem, os cientistas do futuro já as teriam descoberto e nossa época estaria cheia de turistas do tempo." – Stephen Hawking


Viagens temporais continuam sendo apenas ficção científica, porém teoricamente é possível, basta viajar através da ponte de Einstein-Rosen, mais conhecida como Buraco de Minhoca.


Buracos de Michoca são túneis que ligam regiões do espaço e do tempo podendo você entrar agora de um dos lados e sair do outro na era dos dinossauros, ou no interior de uma estrela.



Físicos renomados como Stephen Hawking acham que viagens temporais são impossíveis. Em uma aposta feita com seu colega Thorne ele calculou que a probabilidade de o mesmo voltar e matar seu avô eram de 10-62. Para Hawking, viagens temporais são contraditórias e criam inúmeros paradoxos como o do avô.



O Paradoxo do Avô é simples. Imagine que você viaje pelo tempo para uma época antes de seus avós se conhecerem. Então você mata seu avô. Porém é ai que entra a contradição, se você matou seu avô, ele não conheceu sua avó, então seu pai ou mãe não nasceu e por consequência nem você. Se você nunca nasceu como voltou para o passado para matar seu avô?



Será que é possível voltar e mudar a história? Bem, parece que a natureza tem seus meios para evitar isso através do acúmulo de radiação. Isso levou Stephen Hawking criar uma lei, a Conjectura da Proteção Cronológica.








0 comentários:

Postar um comentário