Redes Social

.

Menu Paginas

Ouvi dizer que há muito tempo caiu à ditadura. Mentira!

O título é um trecho da música " A marcha estudantil o jogo do imbecil" de Conrado Segal.

O Massacre de Vitória

Era dia dois de Junho, acordei por volta de 08h45min para meu pai me levar ao dentista no Centro de Vila Velha. Por volta de 10h30min o procedimento odontológico acabou. Fui para o ponto mais próximo – o segundo depois do Terminal de Vila Velha indo para a Glória – e fiquei lá esperando “meu” querido e amado 526 Terminal de Campo Grande por 15 minutos mais ou menos. Eis que surge “meu” querido ônibus e... Cheiozinho! Mas como? Eram 10 horas, no primeiro ponto praticamente, e já estava cheio. Hummm... Algo estava errado. Mas deixei pra lá, no Terminal do Ibes sairia algumas pessoas e eu sentaria. Engano meu, entrou mais gente ainda, passando de cheiozinho para super, mega, ultra lotado! E para piorar trânsito na Av. Carlos Lindenberg.  Fomos todos juntinhos até Campo Grande aonde deu uma amenizada.

Na escola, e depois em casa, fiquei sabendo o que tinha acontecido, estudantes estavam protestando contra o transporte público da Grande Vitória, o Sistema Transcol.

Os estudantes fecharam todas as ruas. Esse foi um único jeito de serem ouvidos.

Mas Vitória virou um campo de batalha. Na verdade foi um massacre, um massacre da Polícia Militar de Casagrande. Abaixo coloquei um vídeo da ação do "grande" BME. Procurando no YouTube você verá mais vídeos.
Repare nos 4min11seg o BME atirando em direção dos estudantes que se protegiam nas escadarias do Palácio Anchieta. Seria um ótimo refúgio, o BME não atiraria na direção do Palácio. Mas esses agentes insanos atiraram. Agora te pergunto... Será que foram os estudantes mesmo que quebraram janelas do Palácio Anchieta?

Para que tanta violência, sendo que eram pouco mais que 50 estudantes? Porque o governo não cumpriu sua parte na acordo*? 
 *O acordo era a liberação de uma das faixas em troca de uma reunião com o Vice-Governador, que cancelou a reunião e mandou o BME.

Depois da dispersão dos estudantes parecia que tudo tinha acabado, mas o pior ainda viria na parte da tarde, em frente a Ufes, e perto da 3ª ponte.
O Espírito Santo Sem Comando
Não sabe o que está acontecendo no vídeo? Ah... Eles estão dispersando os estudantes, só isso. Errado! O que eles estão fazendo é ilegal. Estão invadindo uma área Federal, e apenas a Polícia Federal poderia agir dentro da Universidade.

Os estudantes voltaram a se reunir na Av. Fernando Ferrari, que fica em frente a Ufes. Novamente o BME foi chamado e mais uma vez tiros e balas de borracha foram usadas contra os manifestantes, o mesmo cenário no Centro foi visto ali. Então os estudantes tentaram se proteger dentro da Universidade, e foi ai que a cena mais lamentável aconteceu. Os preparados homens do BME começaram a atirar bombas e balas de borracha para dentro da Universidade Federal! Acho que nem na Ditadura aconteceu isso. Caiu mesmo a Ditadura?

Precisou do Vice-Governador(Casagrande estava em Brasília), depois de uma ligação que recebeu do reitor, para ordenar o fim dos ataques a Universidade Federal do Espírito Santo. Novamente o movimento pareceu ter acabado, porém o movimento não podia parar e uma nova passeata foi organizada, dessa vez o destino era a 3ª Ponte. Quem nos esperava la? Nossos coleguinhas do BME.

Esse foi um dos momentos mais tensos da manifestação, policias à paisana ameaçando os estudantes com arma de fogo. Acho que viram que apenas borracha não estava nos derrubando, então decidiram usar tiro real kkkkkkkkk. Pessoas estavam sendo proibidas de filmar, pessoas foram arbitrariamente presas. Cadê a liberdade de expressão? Cadê os Direitos Humanos?

Dia 02/06/2011 o dia que o Espírito Santo ficou sem comando.
Direitos? Nenhum!

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da  Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948



Preâmbulo
...
Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra tirania e a opressão,  
... 


Artigo IX
        

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
...e prenderam 27 pessoas (entre os quais um vendedor ambulante que casualmente estava no local, e um jornalista que observava o acontecimento...  Fonte: Contra o aumento ES


“Em um determinado momento do caminho me deparei com pessoas deitadas no chão em frente de um prédio. Por estarem fora da aglomeração pensei que não haveria problemas em filmar e além de tudo havia imprensa no local. Ledo engano!
Quando me aproximei com a filmadora em mãos logo veio uma policial me abordando.
Na sequencia disso, ela declarou que estava preso. Simplesmente isso.”
 Fonte: depoimento de Tássio Ventorin (leia o texto na integra aqui: http://migre.me/4Jh1s) - Fica, Vai Ter Bomba!


Artigo XX
 
1. Toda pessoa tem direito à  liberdade de reunião e associação pacíficas.    
2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Após os “confrontos” no Centro de Vitória os estudantes partiram para a Avenida Fernando Ferrari e se concentraram em frente ao campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As cenas de enfrentamento da manhã se repetiram à tarde. Acuados pela polícia, os estudantes desistiram da Terceira Ponte, que foi liberada por volta das 19 horas, e rumaram para Avenida Vitória. Na Avenida César Hilal houve novo confronto entre os manifestantes e a polícia, que voltou a usar bombas de efeito moral e disparar balas de borracha contra os estudantes.
Fonte: Século Diário
Artigo XVII
1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.   
2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Em 15 dias, este é o segundo confronto entre a PM e a população que tem desfecho violento. No último dia 18, mais de 700 policiais usaram da violência para retirar mais de 300 famílias que ocupavam uma área no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz.
Fonte: Século Diário
Artigo XIX


Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
...um vigilante com uniforme de curso profissionalizante do Senai e um jovem que passava de carro e foi detido por descer do veículo e filmar com o celular a ação dos policiais.



Um oficial vem devolver meu celular. Todos os vídeos e fotos haviam sido apagados.


Fonte: Sequestrados pela polícia
 Obs.: Policiais com armas de fogo! 

Ditaduras pelo Brasil
Espírito Santo
 

Rio De Janeiro
 

São Paulo
   
Parte 1

Ouvir dizer que há muito tempo caiu à ditadura. Mentira!

A Volta da Ditadura?